PROGRAMA ESPACIAL SOVIETICO
Após a Segunda Guerra Mundial, a URSS capturou diversos engenheiros alemães que trabalharam na V-2. Pouco tempo depois a URSS já estava lançando as suas próprias V-2. Este desenvolvimento inicial acabou resultando no desenvolvimento dos misseis balísticos intercontinentais, com o objetivo de lançar bombas atômicas.
O programa espacial soviético começou com uma grande vantagem sobre o dos EUA. Devido a problemas técnicos para fabricar ogivas nucleares mais leves, os mísseis lançadores intercontinentais da URSS eram imensos e potentes se comparados com seus similares estadunidenses. Logo, os foguetes para seu programa espacial já estavam prontos como resultado do esforço militar soviético resultante da guerra fria. Assim, na época em que a Sputnik foi lançada, a capacidade de lançamento da URSS era de 500 kg, enquanto que a dos EUA era de 5 kg.
A base dos lançadores soviéticos (e a base para o desenvolvimento do lançador Proton usado até hoje pela Rússia) foi o missil balístico intercontinental R.7 (ou "Sputnik"), desenvolvido pela equipe chefiada por Sergei Korolev. Foi usando um R.7 que a URSS realizou a façanha de enviar o satélite artificial Sputnik para a orbita da Terra.
O treinamento dos cosmonautas soviéticos era rígido e bem planejado. Os soviéticos supunham que as condições de um vôo espacial era severas e que só "super-homens" poderiam suporta-la. Na foto ao lado aparece o grupo original de cosmonautas do programa. Sentados na frente da esquerda para a direita: Pavel Popovich, Viktor Gorbatko, Yevgeny Khrunov, Yuri Gagarin, engenheiro-chefe Sergei Korolev, sua esposa Nina Koroleva com a filha de Popovich, Natasha, diretor do centro de treinamento de cosmonautas Yevgeniy Karpov, treinador de pára-quedas Nikolay Nikitin, e o médico Yevgeniy Fedorov. Na segunda fila: Aleksei Leonov, Andrian Nikolayev, Mars Rafikov, Dmitriy Zaykin, Boris Volynov, Gherman S. Titov, Grigoriy Nelyubov, Valery Bykovsky, e Georgi Shonin. Na última fila: Valentin Filatyev, Ivan Anikeyev, e Pavel Belja'ev. Vladimir Komarov está ausente nesta foto pois estava indisposto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário